Realidade Virtual (VR)

Realidade Virtual se aplica a um vasto conjunto de possibilidades, em que levamos os ambientes reais para operação, manipulação, teste, etc, em ambientes não reais, onde poderemos errar e acertar, sem qualquer prejuízo para a corporação, ou nossa própria saúde.

Realidade Virtual apresenta ainda 2 universos paralelos e adicionais: Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Segundo Wikipedia, Realidade Aumentada é uma experiência interativa de um mundo real, onde objetos que residem no mundo real são “acentuados” por informação perceptiva criada por computadores, incluindo visual, auditiva, háptica, somatossensorial e olfatória. Pode ser construtiva (que agrega ao ambiente natural) ou destrutiva (que mascara o ambiente natural). A realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a realidade virtual, no seu conceito básico, substitui completamente o mundo real do usuário.

De acordo com a mesma fonte, Realidade Mista insere objetos virtuais no mundo real e permite a interação do usuário com estes objetos, produzindo novos ambientes nos quais itens físicos e/ou virtuais coexistem e interagem em tempo real.

Existem muitas dúvidas quando se compara a realidade mista com as demais. Na realidade aumentada tem-se a inserção de objetos virtuais no mundo real, porém estes não são imersos como parte desse universo, não podendo, assim, existir uma interação direta do usuário com os objetos virtuais. Já na realidade virtual, o usuário fica imerso em uma interface que representa um ambiente real ou imaginário, podendo interagir plenamente com o novo cenário, como se fosse parte de outra realidade. Usando Realidade Mista podemos inserir elementos dinâmicos, manipuláveis ou não pelos usuários exigindo, porém, uma complexidade maior por parte do próprio ambiente.

A TDNA dispõe de uma equipe de profissionais que irá construir os ambientes, usando as especificação mais adequada a cada caso, conjugando ou não com os artefatos que já dispomos na nossa Universidade Virtual.

Muitas são as aplicações possíveis

Em Medicina disponibilizamos ambientes para práticas com elementos virtuais que reagem à interação do profissional. Assim, os profissionais de saúde poderão realizar cursos em ambientes virtuais simulando completamente situações cotidianas, sendo estas espontâneas ou provocadas pelo escopo ou currículo do próprio curso em si.

Em engenharia viabilizamos a imersão em ambiente virtual para testar soluções que seriam custosas demais ou demoradas demais para serem aplicadas em ambiente real, o que permitirá ao profissional reduzir o ciclo de desenvolvimento, aprendendo nesta jornada os pontos de evolução ou correção.O mesmo se aplica ao comércio ou operações em fábrica, em que os usuários precisam memorizar protocolos ou serem treinados em atividades reais, sem risco à saúde, de forma repetitiva e ágil, sem qualquer necessidade de estarem presenciais ao ambiente real.

Para casos específicos reconstruímos o ambiente real dentro do nosso ambiente virtual, implementando uma série de situações cotidianas para que os usuários possam treinar tarefas repetitivas e vivenciar casos de exceção, aprendendo com sua própria reação, totalmente monitorados pelos instrutores da sua empresa.
No caso do comércio, vemos abaixo um vendedor sendo treinado pelo seu monitor, que se passa por um consumidor interessado em determinados produtos.
Aqui vemos o caso de uso para atletas de alto desempenho simulando circuito de ski, ou uma amadora apenas vivenciando a experiência de “treinar ao ar livre” interagindo com materiais reais através do uso de Realidade Mista.

Marque uma reunião e descubra como a TDNA poderá ajudar sua empresa ou seu negócio, com melhores práticas sendo simuladas, seja educando sua equipe ou testando seus artefatos operacionais, de forma continuada.
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